Alinhamento Sorocaba | Alinhamento de Direção









Facebook G+

Alinhamento de Direção


Alinhamento de Direção Pneus em Sorocaba

ALINHAMENTO DE DIREÇÃO/GEOMETRIA DA SUSPENSÃO

Responsáveis pela estabilidade e dirigibilidade do veículo, são ajustados seguindo valores (ângulos) de inclinação das rodas definidos pelas montadoras e devem ser verificados periodicamente, a cada 7000 km ou quando o usuário do veículo perceber se o mesmo está puxando para algum lado, se os pneus estão “cantando” em manobras normais, se existe algum desgaste prematuro ou irregular nos pneus e se aparecer algum tipo de trepidação. Existem 4 tipos de ângulos de Alinhamento:

Convergência: Quando as rodas dianteiras ou traseiras estão fechadas além da especificação da montadora do veículo, seu alinhamento está convergente. Esta anomalia causa perda de estabilidade em curvas e dificuldade em manter o veículo em linha reta fazendo o mesmo escapar para os lados ao tracionar, e causa desgaste irregular nos ombros externos dos pneus;

Divergência: Quando as rodas dianteiras ou traseiras do estão abertas além da especificação da montadora do veículo, seu alinhamento está divergente. Esta anomalia causa uma maior resistência ao rolamento, onde os pneus arrastam em retas e curvas sofrendo desgaste irregular nos ombros internos ou desgaste prematuro e também aumenta o consumo de combustível e danifica os componentes da suspensão.
Estes dois ângulos são ajustados através de regulagens em terminais de direção ou articulações axiais ou pivôs de suspensão

Cambagem/Camber
É o ângulo de inclinação de cada roda do veículo em relação ao plano horizontal, seu valor é denominado ângulo de cambagem. Se este ângulo estiver negativo, a parte superior da roda estará inclinada para dentro do para lamas, esta anomalia causa desgaste irregular no ombro interno do pneu, tendência do veículo puxar para o lado, desgaste prematuro em componentes da suspensão e aumento do consumo de combustível. Se o ângulo de cambagem estiver positivo, a parte superior da roda estará inclinada para fora do para lamas do veículo, esta anomalia causa desgaste irregular no ombro externos do pneu, perda de estabilidade e danifica componentes da suspensão.
O ajuste do ângulo de cambagem é feito através de regulagem no pivô ou parafusos localizados em componentes da suspensão. Quando a regulagem não é suficiente, o ajuste deve ser feito com esticadores hidráulicos que colocam o ângulo de acordo com as especificações.

Cáster
É o ângulo de inclinação de uma linha imaginária vertical do pivô da suspensão dianteira do veículo. Se este ângulo estiver positivo ou negativo, a roda estará avançada ou atrasada em relação a outra, esta anomalia causa perda de estabilidade em curvas e desgaste irregular no pneu e o esterçamento em manobras fica comprometido. O ideal é que o ângulo de cáster esteja igual em ambos os lados. O ajuste do ângulo de cáster pode ser ajustado através de regulagens existentes em componentes da suspensão e quando o veículo não as possui deve-se usar esticado hidráulico.






Compartilhar: